O que é a nutrição funcional?


Paula Trigo Ramos | O que é a nutrição funcional?

Publicado em

A Nutrição Funcional é considerada a Nutrição do século XXI.
Na Nutrição Funcional consideramos que cada indivíduo é único a vários níveis, a nível genético, o que influencia a sua parte metabólica, único nas suas preferências, único na sua forma de estar e lidar com a vida, entre outros fatores de igual importância.
Na Nutrição Funcional, a pessoa é o foco do tratamento. E saúde não se traduz apenas na ausência de doença, mas sim, num estado de bem-estar a todos os níveis.
Num mundo ideal, a Nutrição Funcional deveria ter um carácter preventivo. Contudo, o que se verifica em muitos casos é que, a Nutrição Funcional vem dar resposta a uma série de desequilíbrios que, muitas das vezes surgem de desequilíbrios nutricionais.
A Nutrição Funcional baseia-se no facto das alterações do estado de saúde de uma pessoa derivarem de desequilíbrios ao de diferentes processos que ocorrem no organismo:

- Transporte
- Assimilação
- Defesa e Reparação
- Energia
- Biotransformação e eliminação
- Comunicação
- Integridade estrutural

Estes desequilíbrios podem te origem em vários fatores, nomeadamente:

- Estilo de vida: Alimentação inadequada, stress, alteração do sono e falta de atividade física.
- Predisposição genética
- Ambiente

A Nutrição Funcional tem em conta todos esses fatores e visa voltar a restabelecer o equilíbrio do organismo, tendo por base uma abordagem individualizada e personalizada, adaptada a cada pessoa.

Partilhar

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


Voltar ao topo