O que é a dor crónica?


Paula Trigo Ramos | O que é a dor crónica?

Publicado em

Segundo a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor - APED, a dor crónica é definida como dor persistente ou recorrente durante um período de pelo menos 3 a 6 meses.

Benefícios de uma nutrição adequada em pessoas com dor crónica Dor, regra geral, é sinónimo de inflamação.

Sabemos que a dieta tem um potencial enorme para ser pro-inflamatória – ou seja favorecer a inflamação do organismo ou anti-inflamatória – favorecer um estado de equilíbrio da inflamação do organismo.

Uma nutrição adequada pode afetar de forma positiva as pessoas com dor crónica porque permite:

- potenciar os sistemas nervoso, imunitário e endócrino, que afetam diretamente a experiencia de dor, que é muito variável, - reduzir o impacto nas articulações e desta forma e inflamação quando a dor crónica surge associada a excesso de peso e através da intervenção nutricional conseguimos uma redução do peso corporal, - diminuir o risco e ou severidade de outras patologias, que frequentemente se observam em pessoas com dor crónica – doença cardiovascular, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão e outros sintomas do foro mental.

A dor crónica geralmente encontra-se associada a excesso de peso e padrões dietéticos inadequados, sendo que a nutrição apresenta um efeito significativo na sua redução.

Partilhar

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


Voltar ao topo