Iodo e Alterações na Tireóide


Paula Trigo Ramos | Iodo e Alterações na Tireóide

Publicado em

O iodo é um micronutriente encontrado nos alimentos que é essencial para a produção de hormonas tireoideias e manutenção da saúde da tireoide. O seu défice é a principal causa de patologia da tireoide a nível mundial.

Os estudos revelam que quer défice quer o excesso de iodo pode ser prejudicial no que respeita a disfunções na tireoide, nomeadamente hipotiroidismo e hipertiroidismo.

Défices de iodo prolongados continuam a ser a principal causa mundial de hipotiroidismo, para além de favorecerem o desenvolvimento de gota, nódulos na tireoide e adenomas.

Vários estudos descrevem um efeito benéfico da suplementação em iodo, mesmo em pequenas quantidades, na prevenção de disfunções da tireoide, gota e nódulos.

A correção de défices de iodo tem ainda o potencial de reduzir o desenvolvimento de doenças neurológicas e do desenvolvimento, incluindo atrasos mentais.

Contudo, esta suplementação deve ser adequada, de forma a otimizar os seus benefícios, o que requer um acompanhamento por parte de um profissional.


Bibliografia
Ruggeri RM, Trimarchi F. Iodine nutrition optimization: are there risks for thyroid autoimmunity? J Endocrinol Invest. 2021 Mar 8. doi: 10.1007/s40618-021-01548-x. Epub ahead of print. PMID: 33683664.

Partilhar

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


Voltar ao topo