Publicado em
Vários estudos sugerem que uma nutrição adequada pode melhorar e a conceber de forma natural em casais que apresentam alterações na fertilidade.
Existem várias causas de infertilidade masculina: oligospermia idiopática – baixa contagem de espermatozoides sem que a causa seja conhecida, astenozoospermia – ausência de motilidade dos espermatozoides e astenozoospermia isolada – baixa motilidade dos espermatozoides, que pode ser causada por disfunções ao nível do esperma, varicocele – inchaço testicular, infeções ou fatores de ordem genética.
Estudos recentes mostram que a dieta e o estilo de vida apresentam um papel fundamental no que respeita ao funcionamento normal do sistema reprodutivo, sugerindo que a nutrição afeta a qualidade do esperma.
Dietas ricas em gordura prejudicam a fertilidade. Mais ainda, a fisiologia testicular é afetada pelo metabolismo do organismo, sendo que alterações negativas no metabolismo global resultam em alterações no metabolismo testicular.
A gordura trans e gordura satura apresenta o potencial de afetar o metabolismo das gorduras a nível testicular e prejudicar a produção de esperma.
A obesidade, por exemplo, pode ter interferência na motilidade e capacidade de fertilização dos espermatozoides.
A elevada ingestão de gordura saturada, gordura trans e sódio, assim como a baixa ingestão de fruta e vegetais – ricos em antioxidantes, pode resultar na acumulação de ácidos gordos e toxinas lipossolúveis a nível testicular, levando a alterações negativas na espermatogénese e baixa síntese de testosterona, com impacto negativa na fertilidade.
A nutrição é um dos principais fatores ambientes modificáveis que afeta a saúde do sistema reprodutivo, sendo crucial incluí-la nos protocolos de tratamento de homens com alterações de fertilidade.
Hábitos alimentares inapropriados, nomeadamente os referidos anteriormente e défices nutricionais podem influenciam a fertilidade masculina.
Bibliografia
Giahi L, Mohammadmoradi S, Javidan A, Sadeghi MR. Nutritional modifications in male infertility: a systematic review covering 2 decades. Nutr Rev. 2016 Feb;74(2):118-30. doi: 10.1093/nutrit/nuv059. Epub 2015 Dec 24. PMID: 26705308; PMCID: PMC4892303.