Publicado em
A endometriose é uma condição inflamatória que causa dor e/ou infertilidade nas mulheres. Acredita-se que é o resultado de fatores que podem ser modificáveis como é o caso da dieta.
A remoção temporária das lesões da endometriose apenas promove um alívio temporário, para além de que pode comprometer a função ovárica. Além disso, uma grande parte das mulheres não responde ou desenvolve resistência a tratamentos hormonais, sendo por isso fundamental identificar estratégias terapêuticas alternativas para tratar esta condição.
Nas mulheres com endometriose verifica-se um estado de inflamação crónica, acreditando-se que tratamentos passíveis de reduzir esta inflamação possam diminuir a severidade da doença.
Foi já encontrada uma relação inversa entre o índice de massa corporal – relação peso altura – e a endometriose, sendo que dietas que promovam inflamação sistémica e stress oxidativo apresentam o potencial de aumentar a progressão da endometriose.
Existem vários fatores dietéticos anti-inflamatórios que podem ser benéficos no tratamento desta condição como é o caso do chá verde, resveratrol, ómega 3 e das isoflavonas de soja, que apresentam a capacidade de reduzir a progressão da endometriose e/ou a sintomatologia associada. Vitaminas e compostos naturalmente presentes nos alimentos podem ser também ser interessantes no que respeita a reduzir a dor e as lesões. As mulheres com endometriose habitualmente apresentam défices nutricionais que devem ser corrigidos.
Acredita-se que o ambiente inflamatório causado pela endometriose contribui para a infertilidade, por impactar negativamente a implantação dos embriões e estar associado a complicações durante a gravidez.
Como a inflamação leva a endometriose, manter um estado sistémico anti-inflamatório pode aliviar o seu desenvolvimento e recorrência.
A dieta pode impactar de forma positiva a progressão e recorrência da endometriose, através da introdução de alimentos anti-inflamatórios e suplementação, através de uma abordagem integrada centrada na pessoa.
Bibliografia
Saguyod SJU, Kelley AS, Velarde MC, Simmen RC. Diet and endometriosis-revisiting the linkages to inflammation. Journal of Endometriosis and Pelvic Pain Disorders. 2018;10(2):51-58. doi:10.1177/2284026518769022