Publicado em
A consulta de Nutrição Funcional é uma consulta altamente individualizada.
Não se foca apenas no momento presente da pessoa, mas em todo o percurso que a fez chegar ao momento atual.
São avaliadas várias questões nomeadamente antecedentes e é feita uma recolha da história clínica bastante completa.
Habitualmente são pedidos todos os exames que a pessoa tiver disponíveis, os quais são avaliados com rigor e criteriosamente, de forma a traçar um plano alimentar individualizado de acordo com as referências
da pessoa, a vários níveis.
Por vezes é necessário pedir valores analíticos adicionais, no sentido de compreender melhor o quadro clínico da pessoa, de forma a otimizar a
intervenção.
São ainda avaliados sinais clínicos que podem indicar a presença de défices nutricionais, entre muitos outros aspetos igualmente importantes para a elaboração de uma terapêutica de sucesso.
O plano é traçado para aquela pessoa, com base nas mudanças que se sente preparada para fazer, com base nas suas preferências e com base nas suas prioridades, ou seja, naquilo que gostaria de ver resolvido em primeiro lugar, pois muitas das vezes são várias as questões a serem resolvidas.
Na minha consulta não existe uma separação clara entre pessoa e profissional de saúde. Vejo-nos como uma equipa, em que cada uma faz a sua parte e que em conjunto traça objetivos com vista a atingir novamente o equilíbrio e, em muitos casos, uma nova definição de estar realmente bem.